Entrevista Prof. Dra. Célia Coutinho Alves

22-12-2022

A Prof. Dra. Célia Coutinho Alves, especialista em Periodontologia há mais de 20 anos, fala-nos de regeneração periodontal: quais as indicações, materiais usados e o seu protocolo. 
Inibsa

 

  1. Dra. Célia, já salvou inúmeros dentes que poderiam ser considerados dentes perdidos, com regeneração periodontal. Quais são os fatores que tem em conta na sua decisão clínica?

A previsibilidade da regeneração periodontal e recuperação do suporte de um ou mais dentes tem vindo a aumentar nos últimos anos, aliando o conhecimento de como a biologia da regeneração atua aos conceitos da cirurgia periodontal minimamente invasiva. O primeiro fator determinante é sempre o paciente, a sua condição de saúde geral e fatores de risco associados, bem como o entendimento para que a doença periodontal é uma patologia crónica que para ser controlada depende, também, duma mudança ou adequação de hábitos e rotinas. O controlo do biofilme, do tabaco e da diabetes são 3 fatores essenciais no sucesso da regeneração periodontal. Depois são fatores locais, como o tipo de defeito, em que dentes e a mobilidade inicial desses dentes que determinam o prognóstico do resultado final. A regeneração periodontal, muda, sobretudo, o prognóstico desfavorável de um dente. Permite que ele funcione mais tempo em condições de estabilidade periodontal e contribua para uma arcada estética e funcionalmente ativa, sem dor.

 

  1. Quais são as principais vantagens do uso de biomateriais em defeitos periodontais?

A regeneração periodontal é a regeneração dum órgão, o órgão de suporte do dente constituído por cemento radicular, ligamento periodontal e osso alveolar. Sabemos que ela tem maior probabilidade de sucesso quanto mais paredes ósseas tiver o defeito e mais profundo e estreito for esse mesmo defeito. Os substitutos ósseos vão, por um lado, ajudar a estabilizar o coagulo sanguíneo (elemento essencial á regeneração periodontal) e as membranas de colagénio reabsorvíveis vão funcionar de parede, vão substituir a/as paredes ósseas perdidas pela infeção periodontal. A estes dois tipos de biomateriais pode-se juntar um produto biológico em gel, com proteínas derivadas da matriz do esmalte, que induzirá a diferenciação celular. Desta forma, induzirá novos cementoblastos a formar uma nova camada de cemento de revestimento da raíz previamente atingida pela doença. Este novo cemento é essencial para que se forme uma verdadeira nova inserção do dente. Pelo fenómeno osteocondutor dos biomateriais, que ocupam o espaço do defeito ósseo, e a partir do coagulo sanguíneo e ligamento, se diferenciarão novos fibroblastos e osteoblastos que promoverão novo ligamento e novo osso alveolar, contribuindo, assim para a regeneração das 3 estruturas do órgão de suporte.

 

  1. Relativamente à satisfação dos pacientes, nota diferenças entre salvar os dentes versus substituí-los?

Os pacientes estão cada vez mais informados sobre as verdadeiras vantagens de conservar o máximo de tempo possível os seus dentes. Também já foram percebendo que os implantes dentários não estão isentos de complicações e exigem a mesma dedicação no seu controlo regular que os dentes. E que os fatores de risco que levaram á perda de dentes, quando não controlados, podem ser os mesmos que continuam a criar complicações ao sucesso da reabilitação com implantes. Recebo cada vez mais pacientes (isto, obviamente que pode estar condicionado por ser especialista em Periodontologia), que valorizam os seus dentes e preferem opções de tratamento mais conservadoras que extracionistas. Também já vão percebendo que os implantes são o fim de linha no tratamento de dentes ausentes e que, por isso, deve ser deixada para as situações clínicas em que outras alternativas não tenham previsibilidade de sucesso.

 

  1. Como faz o seguimento dos seus pacientes após cirurgia periodontal regenerativa?

O seguimento dos pacientes submetidos a regeneração periodontal é feito num período imediato pós-operatório com recomendações de não escovar ou mastigar para a área intervencionada pelo período de 10-12 dias até remoção da sutura. Eles aplicam, por norma, gelo nas primeiras 12 horas e um gel de clorexidina 2 a 3 vezes por dia sobre a sutura, e podem ter a necessidade de manter um analgésico/anti-inflamatório durante um período de 3 dias. Após 10-12 dias, a sutura é removida e o paciente passa a escovar com escova pós-cirúrgica até fazer 1 mês da cirurgia. Só nessa altura passa para a escova normal e a utilizar os dispositivos de limpeza interproximal, sejam o fio dentário ou o escovilhão. A oclusão do/dos dentes é avaliada nessa altura e depois é reavaliada aos 3 meses e aos 6 meses, altura em que se pode reavaliar, também, a sondagem periodontal. Um raio-X interproximal é feito aos 6 meses de controlo a ao 1 ano de controlo. Os parâmetros clinicos e radiográficas ao fim de 1 ano estabelecem o sucesso da regeneração periodontal.

 

  1. E custos? Qual abordagem compensa a longo prazo?

Falando de custos, então, as vantagens de salvar dentes superam largamente as de os extrair. O plano de tratamento periodontal para a conservação de dentes, é na maioria das vezes, para estadios I a III da doença, economicamente mais em conta que o plano de extrair e substituir com implantes. Claro que os implantes, a ortodontia, a prótese fixa, todas essas áreas complementares integram, muitas vezes, o plano de tratamento periodontal, sobretudo para estádios IV da doença. Nestes casos em que os pacientes mostram sinais de perda da função, com abertura de espaços, perda de 5 ou mais dentes por doença periodontal, perda de dimensão vertical, rotações, extrusões, trauma oclusal, etc, a substituição dos dentes perdidos ou com prognóstico impossível, mostra-se imperativa. O estabelecimento duma nova arcada funcional, é essencial para a manutenção do controlo periodontal ao longo do tempo. A manutenção dos dentes compensa sempre, económica e funcionalmente. E adia para o mais tarde possível a reabilitação com implantes, que sendo o final de linha da reabilitação oral, só permite a substituição dos que falharem por outros implantes, muitas vezes com cirurgias mais complexas e com mais risco.

 

  1. Aconselharia os seus colegas a salvar mais dentes em vez de os substituir?

Aconselharia, pelo menos, a darem mais oportunidade ao tratamento periodontal no contexto da reabilitação oral dos pacientes. Há cerca de 25 anos atrás, a regeneração periodontal era muito pouco previsível. No contexto atual, a evidência científica valida, com resultados de estudos a longo prazo, a manutenção de dentes severamente comprometidos, na arcada e em função, por mais de 20 anos. Mesmo dentes com comprometimento periodontal até ao ápice, têm hoje, indicação de regeneração periodontal, asseguradas algumas premissas iniciais. É uma verdadeira maravilha clínica poder salvar dentes, aumentar o seu prognóstico de tempo na arcada, e os pacientes ficam reconhecidos. Entendem que fizemos tudo o que era possível, e que pelo menos, adiamos mais 5, 10, 15 anos, a necessidade de os substituirmos. E não é essa a verdadeira ética de conduta profissional á qual nos obrigamos na nossa prática clínica? E se não conseguimos salvá-los, pelo menos que saibamos diagnosticar e reencaminhar para que outros o possam tentar fazer, em benefício dos nossos pacientes e da promoção da saúde oral.