Qual é a técnica de branqueamento dentário mais adequada?

02-05-2022

O ser humano nasce com a capacidade de sorrir. Quando alguém sorri de forma aberta e espontânea, ativa cerca de 400 músculos e gera-se uma corrente de otimismo contagiante. 
Mas, porque é que é tão difícil para nós sorrirmos? Bem, porque muitas vezes consideramos que nosso sorriso não suficientemente perfeito e isso gera inseguranças. Segundo a pesquisa publicada pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, 74% das pessoas consideram que um sorriso pouco atraente pode prejudicar a sua carreira profissional. (1) 
O branqueamento dentário é um dos aliados mais poderosos que temos na clínica dentária, para ajudar os nossos pacientes a terem um sorriso mais bonito, mais brilhante, enfim, mais atraente. 
Inibsa

Técnicas de branqueamento

Os tratamentos de branqueamento são considerados tratamentos conservadores seguros para retirar colorações dentárias externas (café, tabaco, manchas da idade) e internas (fluorose, tetraciclinas). Estes tratamentos, não devem ser propostos em série, ou seja, não existe um tratamento universal que se adapte a todos os pacientes, pois cada paciente é um caso, e cada caso é um mundo.

Atualmente podemos considerar que existem 3 tipos de técnicas, que são utilizadas para realizar os tratamentos de branqueamento dentário

  • em consultório (também chamado in office),
  • técnica ambulatório (em casa)
  • técnica combinada (uma sessão no consultório combinada com um tratamento em casa)

1 tratamento e 3 técnicas. Qual escolher? Vamos ver cada uma das técnicas com maior profundidade para entender melhor quais as vantagens que cada uma delas nos traze em que tipo de paciente seriam recomendadas.

Branqueamento dentário em clínica (in office)

A técnica de branqueamento dentário em clínica oferece uma série de vantagens: tratamento rápido, relativamente confortável e com resultados imediatos.

É indicado para aqueles pacientes que procuram ter resultados o mais rápido possível, e principalmente para colorações graves em que seja necessário um tratamento inicial de choque (4).

Geralmente são feitos com peróxido de hidrogénio ou carbamida em altas concentrações, embora também tenhamos no mercado produtos como BlancOne ® Touch que, graças à sua formulação com ativadores e catalisadores, permitem obter resultados em apenas 30 minutos, com uma concentração de apenas 16% de peróxido de carbamida.

Segundo o Dr. Jesús Oteo (4), serão necessárias mais do que uma sessão em clínica para obter os melhores resultados que tanto o profissional como o paciente desejam.

Este tipo de tratamento tem causado alguma controversa pois, embora tenha demonstrado a sua eficácia, existem estudos que defendem que apenas serve como início do tratamento, e caso o tratamento não seja continuado em casa, a sua duração é limitada no tempo (2).

Existe também e adicionalmente, alguma controversa, sobre a ação dos peróxidos na desmineralização do esmalte ou na redução da dureza da dentina (3).

Tratamento ambulatório (em casa)

Em 1988, altura em que os Drs. Haywood e Heymann publicaram o seu artigo "Vital Night Whitening with Splints" demonstrando a eficácia do peróxido de carbamida no branqueamento dentário, o tratamento em casa tornou-se o Gold Standard (5) dos tratamentos de branqueamento dentário.

Devemos partir do princípio de que, o tratamento em casa exigirá sempre mais investimento de tempo e envolvimento por parte do paciente. Assim, o paciente ideal será aquele que está altamente motivado para cuidar da sua boca, bem como os que apresentam problemas de coloração mais leves. Aqui está o segredo do sucesso desta técnica:  para além de necessitar de um diagnóstico correto, está intimamente relacionada com a psicologia do paciente. (Se quiser saber mais sobre como ter sucesso no branqueamento, não perca o artigo como ter sucesso nos tratamentos de branqueamento dentário )

As vantagens proporcionadas pela técnica ambulatória estão amplamente documentadas. É uma técnica previsível e flexível que proporciona a estabilidade e duração desejadas num tratamento intensivo de branqueamento.

A forma de aplicação, assim como a duração do tratamento, também dependerá do paciente, do tipo de coloração que apresenta e dos objetivos de cor que pretende alcançar.

O peróxido de carbamida entre 10-16% é geralmente usado ​​e pode ser usados ​​de dia e de noite. É melhor optar por produtos que não contenham aromatizantes e sem glúten para minimizar o risco de alergias e outras complicações.

 

Tratamento combinado

O branqueamento dentário combinado é utilizado com o intuito de tentar reduzir o período do tratamento ambulatório, diminuir os custos gerados pelo tratamento de branqueamento em clínica e obter um melhor resultado final em menos tempo.

Por um lado, combinam-se as claras vantagens da sessão clínica (aquele primeiro efeito imediato muito motivador), bem como a estabilização e maior duração da cor obtida.

Sejamos claros, não existe técnica que funcione para todos os pacientes ou que seja melhor ou pior. A escolha de uma ou outra técnica dependerá sempre das necessidades e objetivos que nos propusemos para devolver aos nossos pacientes o desejo de sorrir.

Se gostou deste artigo, partilhe-o nas redes sociais.

Para mais informações sobre os produtos mencionados, consulte as fichas técnicas no site www.inibsa.pt

Referências:

  1. https://aacd.com/proxy/files/Publications%20and%20Resources/Whitening%20Survey_Aug12(1).pdf
  2. Blanqueamiento dental y estética buco-facial – Dra Mª A Saurina y Dra. N. Gironella – Universidad Autónoma Barcelona 2011
  3. Petkova, Marieta – Efectos clínicos y estructurales del blanqueamiento dental. – Odontología Sanmarquina – 2005
  4. Libro Blanco de Blanqueamiento Dental – Philips – Madrid 2019
  5. Martín Biedma, Dr. Benjamín y Amengual, Dr. José: Blanqueamiento vital nocturno con férulas. Un hallazgo casual. - Gaceta Dental - 2013.