Sugestões para uma saúde oral mais amiga do ambiente

28-04-2022

Cada vez mais, tratar do planeta terra e preservar os seus recursos naturais são uma preocupação de todos. 
Sabemos que nem sempre é fácil fazer as melhores escolhas, mas aos poucos e com pequenos gestos podemos fazer mais pela preservação do planeta do que pensamos. 
Quando temos os nossos pacientes na clínica, podemos dar-lhes algumas sugestões de como com pequenos gestos e escolhas na sua higiene oral diária podemos juntos dar alguns passos pela preservação do planeta. 
Inibsa

Um pequeno gesto que poupa vários litros de água. 

  • Fechar a água durante a escovagem dos dentes ou simplesmente ter sempre um copo com água para apenas se utilizar a que está dentro do mesmo; Com este gesto pode poupar 12 litros de água de cada vez. 
  • Não enxaguar ou lavar a boca logo após a escovagem. O problema com o enxaguar após a escovagem é que vai eliminar todos os benefícios concentrados na pasta de dentes, reduzindo os seus efeitos preventivos. Basta cuspir o excesso de pasta que fica na boca após escovar os dentes e não enxaguar. Com este gesto ajudará não só a poupar mais água, mas também pasta de dentes. Sem que a saúde oral seja comprometida. 

Escolher opções mais eco-friendly quando falamos de pasta de dentífricas e fitas dentárias  

  • Como explicar aos seus pacientes as melhores opções na escolha da pasta de dentífricas? 
  • As embalagens de plástico das pastas dentífricas são impossíveis de reciclar. Mil milhões de tubos de pasta de dentes de plástico, que incluem resíduos químicos duros, são deitados fora todos os anos, causando também um grande impacto no planeta e na nossa saúde. Isto representa um ciclo de vida linear e não uma economia circular eco-friendly. 
  • As embalagens das pastas dentífricas com ingredientes provenientes ou fabricados a partir de um recurso renovável encontrado na natureza (flora, fauna, mineral), sem absolutamente nenhum composto petrolífero, são sempre uma melhor opção. 
  • Sugira a escolha de embalagens sustentáveis com tubos plásticos recicláveis ou tubos de alumínio, amplamente recicláveis e simples para viajar (pastas em creme). 

Reforçar a importância de escolher marcas e produtos que compensam a emissão de CO2” que produzem  

  • Escolher um produto ou serviço com compensação de CO2 significa que contribuir para a proteção climática.