5 DICAS PARA TER SUCESSO NOS TRATAMENTOS DE BRANQUEAMENTO

03-02-2022

 Tentar responder às expectativas do paciente quando nos solicita um tratamento de branqueamento nem sempre é fácil. 
Com certeza, já nos tem acontecido que, em alguns casos, os resultados são espetaculares e, contudo, em outros (por dizer num tom amigável) eles são apenas ligeiramente perceptíveis. 
Inibsa

É evidente que o branqueamento dos dentes só funcionará para aqueles pacientes que realmente querem cuidar da sua boca. E, claro, eles já têm consciência de como praticar uma boa higiene dentária no dia a dia.

Deixamos-lhe aqui uma lista das 5 coisas mais importantes que deve ter em conta quando propõe um tratamento de branqueamento aos seus pacientes:

  1. IDENTIFIQUE BEM O QUE SEU PACIENTE QUER (E PRECISA)

Sem conhecer as preocupações do paciente, NÃO é possível estabelecer um bom diagnóstico e, portanto, um tratamento bem-sucedido.

Como diz o Dr. Gonzalo Llambés em “o papel do clareamento dental na odontologia estética, Gaceta Dental 11/04/211, a importância do diagnóstico inicial, a primeira toma de cor e todas as manobras anteriores que devem ser colocadas em prática antes de iniciar qualquer tratamento de branqueamento, vão ser a chave para o seu sucesso.

Mas a quem devemos recomendar um tratamento de branqueamento? Pois bem, para começar, o ideal é oferecê-lo a todos os pacientes que se vão submeter a um tratamento que afete a área estética. Todos nós, sem distinção, queremos exibir um sorriso branco, atraente e saudável.

  1. CADA PESSOA É UM MUNDO - ESCOLHA O TRATAMENTO CERTO PARA CADA PACIENTE

Hoje está plenamente demonstrado que o branqueamento é um tratamento eficaz e seguro.

Mas não existe uma técnica única que funcione para todos. Tratamentos personalizados devem ser propostos dependendo do paciente, tanto em termos de estilo de vida quanto do tipo e grau de descoloração que apresentam e sobretudo, o nível de compromisso com o tratamento que o paciente está disposto a cumprir.

Dispomos de um completo arsenal de produtos que vos permitirá escolher o produto certo para cada tipo de paciente. Então por que não aproveitar?

São melhores os tratamentos feitos numa única sessão clínica? É preferível usar apenas tratamentos para o paciente fazer em casa? Mais uma vez, a resposta correta é: depende do paciente.

Cada técnica tem seus prós e contras. Uma sessão clínica dá-lhe imediatismo, embora ao usar peróxidos de hidrogénio de alta concentração, os temidos efeitos colaterais de sensibilidade e dor no paciente possam aparecer.

Os tratamentos para fazer em casa são considerados o “padrão ouro” e proporcionam duração e estabilidade em relação ao tom alcançado. São simples e seguros, mas por outro lado, os resultados não são visiveis no  imediato, é necessário contar com a total colaboração do paciente para ter sucesso.

Os últimos estudos publicados 2,3 indicam que o ideal é usar um tratamento combinado: uma sessão clínica mais algumas semanas de acompanhamento em casa. Combinamos assim o melhor dos dois mundos. Começar com uma sessão clínica rápida e indolor fará com que o paciente saia da primeira consulta com um tom de sorriso melhorado e melhor adesão ao tratamento domiciliário.

E se fizer esta primeira sessão na clínica com um produto como Blancone® Touch (que é formulado para minimizar a sensibilidade e a dor, que não precisa de barreira gengival e além disso, pode ser feito numa sessão de 30 minutos)  assegura que o seu paciente sofrerá menos durante o tratamento.

  1. FORMAR E TREINAR - GERIR CORRETAMENTE AS EXPECTATIVAS DO PACIENTE

Se deseja que os tratamentos de branqueamento tenham sucesso na sua clínica, é preciso deixar claro que precisa do apoio de toda a sua equipa.

É muito importante treinar e formar cada membro de sua equipa para que saibam recomendar e gerir as expectativas dos pacientes.

Obviamente, a formação contínua para se manter a par da evolução deste mercado é essencial, mas também existem ações fáceis de implementar para aumentar a procura de tratamentos de branqueamento na sua clínica. Por exemplo,  poderá propor um tratamento de branqueamento a todos os pacientes que vêm à consulta de higiene dentária.

  1. NÃO SE ESQUEÇA DA LUZ

Não foi comprovado que a aplicação de luz melhore os resultados do branqueamento, embora haja evidências de que uma fonte de luz atue como um acelerador do processo. Além disso a  redução do  tempo de aplicação reduz o risco de sensibilidade.4

E qual é a melhor lâmpada? A nossa primeira recomendação é que tenha uma lâmpada especialmente indicada para os tratamentos de branqueamento na clínica. Da mesma forma, tente usar a tecnologia LED (não gera calor e, portanto, minimiza os danos no tecido pulpar) que produz luz azul.5 É igualmente  importante que esta seja robusta e que permita ativar os 2 arcos simultaneamente, incluindo as peças laterais. Também é essencial que tenha 2 níveis de intensidade de luz (HIGH & LOW) para garantir o máximo conforto aos pacientes com sensibilidade ao calor e minimizar o risco de sensibilidade e pulpite.

  1. FIDELIZE O SEU PACIENTE

Quando um paciente branqueia os dentes, aumenta o cuidado, a higiene e a manutenção da boca. Isso significa que cada tratamento de branqueamento está associado a sessões de manutenção, sessões de revisão e de vez em quando um reforço para manter a luminosidade.

Aproveite cada uma dessas ocasiões para conversar com o seu paciente, propor sessões de manutenção, dar conselhos de higiene dentária e sugerir que parilhem o seu novo sorriso nas suas redes sociais. Resumindo: ajude-o a manter esse sorriso branco e brilhante por mais tempo.

Como pode ver, existem 5 dicas básicas, mas com certeza você tem os seus próprios segredos para garantir resultados de sucesso. Quer partilhá-los nos comentários?

Referências:

  1. Llambés, Dr. Gonzalo: El papel del blanqueamiento dental en la Odontología estética - Gaceta Dental 4/11/21
  2. Blanqueamiento Dental y Estética Buco Facial - Dra M Assumpcio Saurina Canals y Dra. Nuria Gironella
  3. Peydro, Marta Dra. – Blanqueamiento dental combinado: fotoactivado en la consulta y domiciliario con férulas. – Gaceta Dental nº 294. Septiembre 2017
  4. VVAA - Libro Blanco de Blanqueamiento Dental – Editorial Aral – Madrid Feb. 2019
  5. Blanqueamiento Dental y Estética Buco Facial - Dra M Assumpcio Saurina Canals y Dra. Nuria Gironella