Conselhos para aumentar o número de tratamentos de branqueamento em clínica dentária

21-09-2022

Deseja passar de 2 tratamentos de branqueamento por mês para 2 por semana?  Então, continue a ler porque este assunto vai interessar-lhe. 
Quase metade da população adulta (48%) afirma que o sorriso é a primeira coisa de que se lembra sobre as pessoas que conhece pela primeira vez (1).  Nada se compara ao impacto que nos provoca um sorriso luminoso e são. 
Não será de estranhar que os pacientes que procuram tratamentos estéticos para melhorar o seu sorriso sejam cada vez mais e, entres estes, o branqueamento dentário seja um dos mais procurados. 
De acordo com dados de AACD 85% das pessoas (2) quer ter os dentes mais brancos. Atualmente temos em clínica dentária uma opção segura e fiável, que pode oferecer uma solução para esta necessidade. Vejamos como. 
Inibsa

INTEGRAR O BRANQUEAMENTO NOS TRATAMENTOS HABITUAIS 

De uma forma geral, oferecemos tratamentos de branqueamento apenas aos pacientes que podemos chamar de "fanáticos" do branqueamento.   

Estes pacientes são, na realidade, a ponta do icebergue.  Segundo um estudo publicado e realizado pela American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD), quando perguntam - o que mais gostaria de melhorar no seu sorriso? A resposta geral é ter dentes mais brancos e brilhantes.  (1) 

Se assim é, como é que menos de 1% das pessoas recorre ao dentista para realizar um branqueamento dentário? 

Pode ser pelo facto dos pacientes temerem possíveis efeitos secundários, tais como a sensibilidade dentária ou a dor, ou pensarem que os tratamentos são dispendiosos, ou mesmo por terem tido experiências anteriores que não corresponderam às suas expetativas. 

Qualquer funcionário do consultório pode fazer uma pergunta tão fácil como: "Gostaria de ter dentes mais brancos e brilhantes?"; ou mesmo acrescentar aos inquéritos realizados na primeira visita uma pergunta do tipo: "Está interessado em ter os dentes mais brancos?"  Desta forma, será mais fácil propor, posteriormente, aos nossos pacientes um tratamento de branqueamento. 

ASSOCIAR O BRANQUEAMENTO À HIGIENE ORAL 

Os tratamentos de branqueamento, além de adicionarem rentabilidade às consultas, ajudam a que os pacientes se preocupem muito mais por manter o seu sorriso brilhante durante mais tempo.  Isto levará a que adiram melhor à manutenção de uma disciplina de higiene oral diária, melhorando, assim, a sua saúde oral. 

Se conseguirmos que os tratamentos de branqueamento se convertam num tratamento cosmético recorrente, integrado na higiene oral, estaremos a oferecer saúde e beleza ao sorriso dos nossos pacientes e, simultaneamente, a aumentar o número de branqueamentos realizados na clínica.  

Como? 61% da população portuguesa visita o dentista, pelo menos, uma vez por ano e cerca de 48.5% destes é para realizar uma higiene oral ou tratamento ortodôntico (3). É neste segmento de pessoas que podemos encontrar pacientes potencialmente interessados num branqueamento. 

BLANCONE® CLICK – UMA FERRAMENTA VERSÁTIL 

Se ainda não conhece o BlancOne® Click, saiba que se trata de um tratamento de branqueamento à base de peróxido de carbamida a 16% (HP 5,6%) para uma sessão na clínica. 

BlancOne® Click, é composto pelo mesmo princípio ativo utilizado na maioria dos produtos de branqueamento em casa. Sabemos que o peróxido de carbamida a 16% demora entre 2 e 4 horas para desenvolver oxigénio e iniciar a sua ação branqueadora. Contudo, graças aos exclusivos potenciadores fotoquímicos do BlancOne ®, podemos atingir o mesmo efeito em apenas 10 minutos. 

A diferença entre outros produtos existentes e os tratamentos de branqueamento na clínica é que o BlancOne® Click utiliza uma tecnologia fotoquímica.  O processo fotoquímico BlancOne® permite alcançar etapas intermédias de elevada energia, que não podem ser geradas de forma térmica. Desta forma, superam-se as barreiras de ativação do princípio ativo em pouco tempo, permitindo reações que de outro modo seriam impossíveis. 

Entre outras vantagens, com o BlancOne® Click: 

  • a duração do tratamento é reduzida para metade do tempo (cerca de 30 minutos para 10 minutos).
  • atinge o efeito pretendido com uma baixa concentração de peróxido de hidrogénio e em apenas 10 minutos de espera. 
  • não necessita de utilizar um protetor gengival. 
  • obtém melhorias visíveis em cada tratamento. 
  • minimiza o risco de sensibilidade e dor dos tratamentos de clínica.

PROPOR UM PROGRAMA DE SAÚDE E BELEZA – HIGIENE PLUS 

Recomendamos que aplique um processo simples de 3 passos a todos os pacientes que recorram à sua clínica para realizar uma higienização dentária. 

Proponha-o a todos os pacientes 

Antes de iniciar uma sessão de higienização, verifique a cor dos dentes (utilizando o guia Vita ordenada por luminosidade), registe-a tirando uma fotografia e mostre-a ao seu paciente.  Nesse momento, pode perguntar “Como se sente com a cor dos seus dentes? Seguidamente pode informá-lo de que existe a possibilidade de melhorar o tom dos seus dentes na mesma sessão de higienização, com um branqueamento rápido e leve. 

Realize a sessão de higienização como habitualmente na sua clínica e volte a registar a cor dos dentes, para mostrar ao paciente.  Agora, tem os dentes limpos (e, obviamente, com uma cor melhor), mas que ainda pode melhorar mais. 

Crie interesse e confiança 

Nesta altura, pode falar ao seu paciente sobre a existência de BlancOne® Click, um tratamento de branqueamento rápido e leve que, em apenas 10 minutos, melhorará a luminosidade do seu sorriso. 

Mostre-lhe as fotografias do antes e depois de outros casos. Para além disso, poderá explicar-lhe que está a utilizar um produto que minimiza a sensibilidade e a dor e que é delicado com os dentes e as gengivas. (4) 

Ofereça ao seu paciente uma melhoria da sua sessão de limpeza normal, propondo-lhe realizar uma sessão de Higiene Plus associada ao branqueamento BlancOne® Click. Com um pequeno investimento de tempo e dinheiro, o efeito "uau!" está garantido. 

 

Fotografias do antes e depois do tratamento com o BlancOne ® Click – Imagens cedidas pela IDS, SPA 

Este tipo de abordagem pode ajudá-lo a aumentar em 70% os tratamentos de branqueamento na sua clínica.   

Sabemos que realizar sessões regulares de limpeza nos permite manter a saúde dos dentes e gengivas, além disso, um bonito sorriso branco é a motivação perfeita para aumentar a manutenção da higiene oral em casa. 

 

Bibliografia e referências: 

IFU  BlancOne ® Click 

VVAA: Libro Blanco de Blanqueamiento 

Amigo Cabria, Dra. Mª Dolores: ESTUDIO COMPARATIVO DE LA EFECTIVIDAD DEL BLANQUEAMIENTO DENTAL EN DIFERENTES GRUPOS DE EDAD. Gaceta Dental nº 262 – octubre 2014. 

  1. American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD): Making Great First impressions in a Digital Age.
  2. American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD) Can a new smile make you appear more successful and intelligent?  file:///C:/Users/mdeza/OneDrive%20-%20Inibsa%20Grupo/ESTUDIOS%20CLINICOS/ESTUDIOS%20CLINICOS%20BLANQUEAMIENTO/Can%20a%20new%20smile%20make%20you%20appear%20more%20intelligent.pdf
  3. https://www.omd.pt/content/uploads/2021/12/VI-Barometro-Nacional-de-Saude-Oral_2021.pdf 
  4. Folheto informativo do produto