Os seus pacientes com implantes sentem-se bem informados?

18-10-2022

Após a colocação do implante, é crucial para o sucesso do mesmo,  que o paciente tenha toda a informação necessária para uma boa manutenção do o implante, evitando assim peri--implantites e outros problemas com origem na higiene oral menos cuidada. 
Inibsa

Num estudo realizado em  522 pacientes com idade media de 61 anos., a maioria diz ter recebido informação sobre a necessidade de check-ups peridentais (91.6%). Apenas 58.9% diz ter recebido informação sobre possíveis complicações ou falhas antes do início do tratamento. 

Destes últimos, 91.2% diz ter recebido instruções sobre como fazer a manutenção dos implantes, mas apenas 40.4%, afirma que lhes foi pedido para fazer em clínica a demonstração de como higienizar os implantes. 

Apesar dos dados apresentados e do conhecimento sobre como fazer na prática a manutenção dos implantes ser baixo, os pacientes ficaram satisfeitos com a informação recebida. 

Os pacientes sentem-se seguros quando os médicos lhes explicam o que devem fazer, pois trata-se de muita informação, de novos hábitos e técnicas,e muitas vezes exigentes. Sugerimos a introdução dosde forma faseada e o envolvimento do paciente na consulta, de forma a fazerem-se todas as adaptações necessárias a cada caso. 

Já pensou envolver mais o seu paciente na consulta de motivação? Alguma vez o questionou de como fazer a manutenção dos seus implantes em casa? 

Para mais informações sobre o estudo consulte o link abaixo 

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/clr.13634