É inegável a influência que as redes sociais e os meios de comunicação exercem sobre o que é considerado atualmente um sorriso perfeito, promovendo adicionalmente a insatisfação das pessoas em relação à cor dos seus dentes.
Sabia que os branqueamentos domiciliários são a opção mais utilizada em Portugal, para ajudar os seus pacientes a sentirem-se melhor com a cor dos seus dentes? (8)
Neste texto, apresentamos-lhe os tratamentos de branqueamento disponíveis para o domicílio, de forma que os possa considerar como uma possibilidade para os seus pacientes.
OS TRATAMENTOS DE BRANQUEAMENTO DOMICILIARIO (em casa) (3)
Para esta técnica, podem ser utilizados tanto o peróxido de hidrogénio como o peróxido de carbamida em baixas concentrações. (1)
Além disso, para obter sucesso no tratamento, o essencial é primeiro estabelecer um diagnóstico correto (desde a cor inicial dos dentes até o objetivo a ser alcançado) e, acima de tudo, contar com a colaboração do paciente, pois o tratamento certamente implicará uma mudança nos seus hábitos de vida (deixar de fumar, não beber café ou outras bebidas ou alimentos que possam manchar os dentes, etc.). Deve oferecer este tratamento aos pacientes que estão realmente dispostos a seguir todas instruções.
Embora possa ser feito de diversas formas, a mais comum e eficaz é a que utiliza moldeiras de vinil. Como sabe, estas moldeiras são feitas com o modelo da arcada do paciente e, dentro delas, é colocado o agente branqueador.
Quantas aplicações devem ser feitas? Em que horário do dia e qual frequência dessas aplicações? Vai depender da concentração do gel branqueador utilizado, do estilo de vida do paciente, bem como do seu envolvimento no tratamento.
Como temos abordado, a principal diferença do branqueamento dentário in home, em relação ao realizado em clínica, é que a colaboração e o envolvimento do paciente são essenciais. É o paciente quem faz a aplicação do produto na superfície dos dentes e é o responsável pela adesão ao tratamento (sempre após informação inicial e o ensino em clínica pelos dentistas). (2)
Ao utilizar peróxidos de baixa concentração, o tratamento domiciliário é considerado seguro e previsível. (1) É considerado o tratamento de escolha nos casos em que o ponto inicial da descoloração do paciente é leve ou moderado.
A partir do quarto dia após o início do tratamento é quando se começa a observar a máxima melhoria na cor dos dentes. A partir desse momento, observa-se um aumento moderado do branqueamento até o final do tratamento. (3)
Segundo o estudo “Evaluación de los efectos clínicos del blanqueamiento dental aplicando dos técnicas diferentes”, baseado entre outros, nos autores Bardwell e D. Kugel em que compararam a duração da cor com o uso de peróxido de hidrogénio a 15% aplicado em clínica dentária por 30, 45 e 60 minutos e com peróxido de carbamida a 10% aplicado em casa, não há diferenças significativas entre os grupos no final do tratamento (6).
De acordo com o estudo de Goo et al., as baixas concentrações mantidas ao longo do tempo são a melhor opção possível para alcançar resultados duradouros. (4)
QUE CONCENTRAÇÃO ESCOLHER?
Para tratamentos em casa, utiliza-se tanto peróxido de hidrogênio em baixas concentrações (entre 5% e 6%) quanto o peróxido de carbamida (10% ou 16%).
Deve-se levar em consideração que o uso de uma concentração ou outra não influenciará o resultado final do tratamento. Mas usar o peróxido de hidrogénio a 6% poderá provocar mais casos de sensibilidade do que usar peróxido de carbamida a 16%. (5)
BENEFICIOS DOS TRATAMENTOS DOMICILIÁRIOS (1) (5)
- São cómodos para o paciente
- Obterá resultados previsíveis e aceitáveis
- São seguros, dando estabilidade ao longo do tempo, à cor obtida
Embora os benefícios destes tratamentos sejam muitos, deve-se considerar também que existe a possibilidade de danos na gengiva e tecidos moles adjacentes devido ao risco de extrusão do produto.
Deve ter-se em consideração também que quanto mais tempo (para além do recomendado) o produto permanecer na boca, menos eficaz será, e também mais radicais livres serão gerados, o que leva a uma maior probabilidade de dor. (1)
Como indicam os estudos, o tratamento em casa requer mais tempo para que os resultados sejam visíveis, principalmente se nunca se tiver feito nenhum tratamento anteriormente. (7)
Isso leva-nos mais uma vez a reiterar que a colaboração e envolvimento do paciente no seu tratamento é fundamental para alcançar o sucesso desejado.
Para concluir, pode dizer-se que os tratamentos de branqueamento feitos em casa com moldeiras são o gold standard nos tratamentos de branqueamento dos dentes, sendo aconselhável usá-los em todos os casos e com todos os pacientes que solicitam esse tipo de tratamento. (1)
Deseja mais informações sobre os tratamentos de branqueamento domiciliário da Inibsa? clique aqui .
REFERENCIAS Y BIBLIOGRAFIA
1 VVAA – Libro Blanco Blanqueamiento
2 Faus Matoses, Dr. Vicente – Tendencias Actuales en los protocolos clínicos de blanqueamiento dental – Maxilaris Diciembre 2021
3 Oteo Morillas, Carlos – Evaluación clínica de diferentes protocolos en blanqueamiento dental - Tesis doctoral Universidad Complutense de Madrid – 2017
4 Goo DH, et col – The efficiency of 10% carbamide peroxide gel on dental enamel. Dental Mater J – 2004
5 Vaquero, Dra. Paula – Revisión de los principales sistemas de blanqueamiento dental domiciliario – Gaceta dental 320 – Enero 2020
6 VVAA - Evaluación de los efectos clínicos del blanqueamiento dental aplicando 2 técnicas diferentes Odontología Sanmarquina 2008
7 Saurina, Dra. Mª A y col. - Blanqueamiento dental y estética buco-facial – Universidad Autónoma Barcelona 2011
8 Keystone – Sell Out Data Acum 2022