Como cuidar dos dentes no verão! Nunca é demais relembrar

19-07-2023

Sabemos que no verão temos todos tendência a desligar, descontrair e por vezes deixamos de lado alguns dos bons hábitos que vamos adquirindo ao longo do ano, como o de uma boa higiene oral. 
Inibsa

Deixamos-lhe algumas dicas, que podem ser importantes de relembrar aos seus pacientes na última consulta antes da tão desejada, pausa de Verão! 

  • É importante que durante o tempo quente, mantenham bons níveis de hidratação. Idealmente devemos preferir água da torneira. Manter a boca húmida ao longo do dia e beber pelo menos 2 a 3 litros de água. Isso ajuda a lavar as bactérias que causam placa e pode até melhorar o hálito. 

  • Evite as bolhas, mas se as consumir, use uma palhinha, de preferência que seja de amiga do ambiente. O ácido nas bebidas gaseificadas pode desgastar o esmalte1. Se os seus pacientes não lhes resistem, sugira-lhes que o façam com uma palhinha de forma a consumir a bebida mais rápido possível. Evitando que os dentes fiquem muito tempo em contacto com o gás da bebida.

 

  • Proteja os lábios dos raios UV. Muitos dos seus pacientes protegem a pele com protetor solar, mas esquecem-se do bálsamo labial com SPF 15 ou superior. Os nossos lábios são suscetíveis a queimaduras, o que pode causar uma variedade de problemas ao longo do tempo. É importante recordar a importância da proteção solar sem esquece de referir que os lábios também contam.

Screenshot_30 

Dicas de verão para dentes saudáveis. 

Em especial as crianças e os mais jovens tendem a perder as rotinas no verão. Não tem mal e faz parte, no entanto, é preciso relembrar que devem manter uma boa higiene oral, escovando os dentes pelo menos 2 vezes por dia, durante 2 minutos e usando fio dentário ou escovilhão interdentário pelo menos 1 vez por dia. 

 

1.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5771309/