A pulpotomia como terapia pulpar vital

01-02-2024

Terapia pulpar vital 
 
Os tratamentos destinados a preservar ou tratar o complexo pulpar dos dentes afetados por traumatismos ou cáries são conhecidos como terapias pulpares vitais. Estes procedimentos procuram manter a segurança e a vitalidade do complexo pulpar. No caso da dentição temporária, a terapia pulpar vital inclui a direta, a indireta e a pulpotomia, todas concebidas para preservar a vitalidade dentária.
É crucial considerar a razão pela qual se submete um dente temporário a tratamento, durante a dentição primária, que está limitada a um período de tempo ou é de transição. A conservação dos dentes temporários é essencial por várias razões: 
  1. Os dentes de leite permitem às crianças mastigar e sorrir, entre outras coisas, pelo que a sua conservação é primordial para que possam manter a sua funcionalidade. 
  2. Um dente temporário afetado por cáries ou traumatismo pode resultar numa  inflamação, infeção, dor e danos nos dentes permanentes e nos tecidos orais. O tratamento pulpar ajuda a prevenir e eliminar estas adversidades. 
  3. O tratamento pulpar contribui para manter o espaço suficiente para o crescimento do dente permanente, preservar o comprimento do arco e orientar corretamente a dentição permanente. 
Inibsa

Pulpotomias 

Uma forma habitual de realizar a terapia pulpar vital é através da pulpotomia, que implica a eliminação da parte coronal da polpa e o tratamento da polpa radicular remanescente. Tal decorre das polpas com exposição cariosa terem um potencial de recuperação limitado devido ao ataque bacteriano. Em contrapartida, o tecido radicular saudável pode manter a sua vitalidade inclusive depois da extração da polpa coronal infetada.

A eficácia da pulpotomia está estreitamente relacionada com um diagnóstico preciso que identifique o dente afetado como um bom candidato para a terapia pulpar vital. Alguns sintomas e sinais fundamentais incluem tecidos moles normais, a ausência de radiolucidez e, em caso de dor dentária, se esta for induzida, intermitente ou transitória. O diagnóstico adequado deve ser combinado com materiais de qualidade e uma excelente técnica.

 

Materiais para a realização de pulpotomias 

A evolução e otimização contínua dos materiais necessários para a realização de pulpotomias tem estado em constante progresso, com uma abordagem atual de silicatos de cálcio. Estes materiais, apresentados em forma de pó e líquido, exigem mistura e longos períodos de endurecimento, frequentemente com custos elevados e uma manipulação complicada. Em resposta à necessidade de materiais mais fáceis de utilizar e com o objetivo de proporcionarem resultados eficazes, a Inibsa introduz o TheraCal PT ®1

O TheraCal PT ®. *é um material de silicato de cálcio modificado com resina de polimerização dual, especificamente concebido para o tratamento de pulpotomias. Diferencia-se por ser de polimerização dual e ser aplicado diretamente com seringa. O endurecimento tem início com fotopolimerização e prossegue com autopolimerização. Graças à formulação única de silicato de cálcio modificado com resina, o TheraCal PT ® liberta cálcio2*, mantendo um pH alcalino3. Depois da colocação e endurecimento, o dente está instantaneamente preparado para ser restaurado. Todas estas características distinguem o TheraCal PT ® de outros materiais disponíveis atualmente no mercado.

*A formulação química do TheraCal PT ® é composta por partículas sintéticas de silicato de cálcio de cimento Portland numa matriz hidrófila que facilita a libertação de cálcio.

 

1. BISCO has, on file, the calcium release data for TheraCal LC.2.Gandolfi MG, Siboni F, Prati C. Chemical–physical properties of TheraCal, a novel light-curable MTA-like material for pulp capping . International Endodontic Journal. 2012 Jun;45(6):571-9.

3.ADA definitions for direct and indirect pulp capping at http://www.ada.org/en/publications/cdt/glossary-of-dental-clinical-and-administrative-ter