Principais desculpas para não usar fio dentário

21-06-2023

Inibsa

Os alimentos não ficam presos entre os meus dentes 

O uso do fio dentário não é apenas para a remoção de restos de comida, é principalmente para a remoção de placa1 , o complexo ecossistema de bactérias que se forma na superfície dos dentes entre as limpezas. A placa é a principal causa de cáries dentárias, inflamação das gengivas (gengivite), doença periodontal e, eventualmente, a perda de dentes. Fio dentário é uma forma eficaz de remover a placa entre os dentes1. 

 

Eu não sei como usar o fio dental. O fio dental não é fácil2. 

Sempre que surge esta desculpa, devemos voltar a relembrar como deve ser usado o fio dentário: 

  • Comece com cerca de 20 centímetros de fio dentário. 
  • Enrole a maior parte ao redor do dedo do meio de um lado, o restante em torno do outro dedo médio. 
  • Segurar o fio dentário entre os polegares e os indicadores, e usar movimentos de deslizar para que este penetre no espaço interdentário. Quando o fio atinge a linha da gengiva, forma uma forma de C para seguir os contornos do dente. Segurar de forma firme e suava o fio dentário contra o dente, e passe passar o fio dentário suavemente para cima e para baixo. 
  • Repetir o processo em todos os dentes, “desenrolando” pedaços novos de fio dentário na sequência. 

 

Dói e sangra quando eu uso o fio dental. 

Se o uso de fio dental provoca dor ou sangramento gengival3, as probabilidades do seu paciente ter gengivite ou doença gengival é bastante elevada – precisamente as condições para as quais uso do fio dentário é benéfico. “Uso do fio dental não deve ser uma experiência dolorosa, no entanto, não devemos parar a utilização do fio quando existe sangramento. 

Relembrar os pacientes que com o uso diário, a dor da gengiva e o sangramento devem parar num período de uma semana ou duas. Se persistir, deverá voltar a consultar um dentista/higienista.3 

 

Os meus dentes são muito juntos e é difícil passar fio dentário.4 

Se fios mais comuns não servem no paciente, existem opções de fios encerados e expansíveis que se adaptam melhor aos espaços interdentários mais reduzidos. 

No caso do espaço interdentário for mais alargado ou se existir recessão gengival os Floss podem ser uma boa opção, ou mesmo os escovilhões interdentários. 

 

O fio separa-se ao usar. 

Em muitos casos, o fio separa-se ou rasga-se porque existem cáries ou trabalhos de restauração que podem necessitar de revisão médica– muitas vezes pode ser o preenchimento ou uma coroa fraturada ou mal adaptada.  

 

Eu tenho próteses que tornam o uso do fio dentário impossível. 

Nestas situações devemos voltar a explicar ao paciente como usar o fio dentário ou dar-lhe a opção do escovilhão interdentário. 

 

 

1 - CDC: “Periodontal Disease.”Periodontal Disease | Oral Health Conditions | Division of Oral Health | CDC 

2- American Dental Association.Flossing | MouthHealthy - Oral Health Information from the ADA 

3-Mayo Clinic. - Gingivitis - Symptoms and causes - Mayo Clinic 

4- Oral Health America: “What’s Your Floss-Ophy?” 

What’s your floss-ophy? – North Iowa Periodontics